Convite de Casamento Barato! É possível economizar ao fazer o seu

É possível economizar ao fazer o seu convite de casamento. Eles são muito importantes e na saga de organizar um casamento barato ele pode lhe render muita economia de fazer o seu próprio convite. O famoso DIY (Do It Yoursef), no bom português: “Faça você Mesmo”.

Tradicionalmente, os convites devem ser enviados de 6-8 semanas antes do grande dia para dar aos convidados, tempo de fazer os preparativos para o comparecimento e RSVP para você.

O primeiro passo é se organizar. Lembra-se quando sugerimos uma pasta em um dos artigos anteriores? É aqui que ela será especialmente útil!  


Comece fazendo uma lista das pessoas que não podem faltar de jeito nenhum em seu casamento. Provavelmente serão, em sua maioria, parentes e amigos próximos.

Convite de Casamento Barato Como Economizar
Veja como economizar no seu casamento optando por convites de casamento baratos

Peça a seus pais e aos pais do noivo que lhe forneçam uma lista de quem eles gostariam de convidar. 

Uma advertência aqui: não pense que você tem que convidar todos que conhece. Se você não tiver conversado com seu parceiro de laboratório desde a formatura, ele ou ela provavelmente não precisa ser convidado. 

Muitas vezes, as pessoas ficam entediadas ao ir a casamentos de pessoas que mal conhecem. A menos que você fale com elas diariamente, as chances são muito boas de que elas não fiquem chateadas quando seu convite não chegar.

Lembre-se, você está tentando fazer um casamento barato sem gastar muito dinheiro. Pessoas extras significam despesas extras – corte os gastos aqui.

Assim que tiver sua lista de convidados, você terá uma ideia de quantos convites você precisará. A seguir, você precisará escolher um modelo.

Convites de Casamento. Como Economizar?

É possível economizar na confecção dos Convites de Casamento. E muito!!! 

Os convites de casamento não devem ser uma grande despesa para você. 

Sim, quando é entregue todo bonito em seu envelope personalizado e decoração com tecido, ele pode causar uma impressão – por cerca de um minuto!  

A maioria das pessoas o lê uma vez, anote a data, pega o cartão RSVP e joga o convite fora. Então, por que gastar muito com eles?  Lembre-se, estamos tentando economizar dinheiro aqui!

A coisa óbvia a fazer com seus convites é criá-los você mesmo em seu computador pessoal. Você pode usar o Microsoft Word ou qualquer outro aplicativo online, ou até mesmo de celular! 

Neste ponto, vamos ajudar o seu trabalho. Temos aqui no site Convites de Casamento Tops diversos artigos sobre como o fazer o seu convite de forma simples e barata.

Confira os artigos e escolha o modelo do seu convite

Esses são apenas alguns artigos que vão te ajudar a economizar ao fazer seu convite de casamento. Navegando por outros artigos do site você encontra muito mais modelos e ideias para criar o seu.


E, falando em economia, uma grande tendência são os convites de casamento online, ou seja, você faz o convite e envia para seus convidados através do Whatsapp ou redes sociais. Sai muito mais em conta porque não é necessário gastar com impressão.

Estes artigos vão te ajudar:

Aplicativos Pagos

Há também aplicativos pagos feitos especificamente para a criação de convites e cartões de felicitações. 

A melhor parte de comprar programas como este é poder usá-lo novamente após o casamento ter terminado em outras comemorações como, por exemplo, aniversários, bodas, etc!

Convites de Casamento Impressos

Se você fizer questão de ter um convite impresso, a dica é comprar um grande estoque de cartões em qualquer loja de material de escritório ou de descontos. 

Considere alguns artigos de papelaria pré-impressos que também estão disponíveis na maioria das lojas de material de escritório.

Caso não queira gastar dinheiro com toner ou cartucho para sua impressora em seus convites de casamento, a dica é levá-los a uma copiadora especializada ou a uma gráfica rápida digital.

Eles geralmente podem imprimir em qualquer papel que você desejar (cartão pesado, pré-impresso, couchê, vergê, etc.) e em cores, se você preferir.

Customização de convites

Você também pode imprimir textos simples de seu convite e depois usar carimbos de borracha ou pó de relevo para decorá-los. 

Tenha em mente, no entanto, o número de convites que você precisará customizar. Se você estiver olhando para algumas centenas, você pode ficar acordado à noite apenas os decorando!

A prática tradicional para convites de casamento é colocar o convite dentro de um envelope e depois colocar o envelope dentro de outro envelope.  

Mas por que se preocupar com isso? Um envelope é suficiente. Evite mais um gasto com outro envelope.

Se você estiver fazendo seus próprios convites, verifique com algumas pequenas lojas de impressão locais as sobras de envelopes que elas possam ter.

Você pode comprar esses envelopes a um preço com grande desconto. Não se preocupe se você tiver vários tamanhos ou estilos diferentes. 

Quantas pessoas vão se perguntar em seu casamento qual o tamanho do envelope em que o convite chegou?

Se você precisar ter RSVP’s, pense em colocá-los em um pequeno cartão. Dessa forma, você elimina um envelope e ele aumenta a conveniência para seus convidados. 

Informações de recepção no convite

Considere também imprimir as informações de recepção diretamente no próprio convite. Para um RSVP, forneça um número de telefone e/ou endereço de e-mail para que os convidados possam confirmar presença.

Isto não só terá uma economia na postagem, como também terá todas as informações necessárias para que seus convidados se refiram a ele antes do grande dia, em vez de ter que salvar um cartão de recepção separado.

Você pode usar etiquetas para imprimir endereços em seu computador. Sugerimos que obtenha as etiquetas claras, já que elas apenas têm melhor aparência.

Se você não gosta das etiquetas de endereço impresso, pode optar pelos escritos à mão. Você pode obter informações sobre caligrafia online ou simplesmente usar sua melhor caligrafia!

Finalmente, quando se trata de convites de casamento, uma de suas maiores despesas será a postagem nos correios. 

Você realmente não tem controle sobre isso, a menos que seja o carteiro geral e, mesmo assim, duvido!

Talvez você queira entregar alguns convites pessoalmente para economizar nas postagens de correio. Essa é uma boa maneira de mostrar o quanto eles são especiais e ainda geraria uma economia com postagem.

Espero ter ajudado na difícil parte de confeccionar o convite de casamento barato para o seu casamento. 


No próximo artigo desta série vamos falar como encontrar o vestido da noiva e economizar dinheiro!

Deixe um comentário