Por onde começar a organizar o seu casamento barato? [CHECKLIST]

Muitos noivos travam na hora de começar a organizar um casamento barato. Neste artigo você vai encontrar dicas para começar a dar vida ao seu grande dia. No final, temos um checklist de presente para você.

Mas vamos lá, definitivamente, tem muito o que fazer, o que pode ocasionar em uma confusão mental. Mas, não se preocupe.  

Algumas pessoas já conseguiram planejar e organizar um casamento em dois ou três meses. Se você tiver o luxo de ter um ano ou mais, sinta-se feliz! 


Começar Organizar Casamento Barato

Nós lhe daremos um planejador de casamento no final deste artigo para que você mantenha com você enquanto planeja seu casamento de sonho.  

Planejamento é essencial, portanto, nossa lista de verificação pode ser sua melhor amiga na hora de organizar seu casamento! 

Você pode comprar uma pasta para manter todas as suas anotações em ordem. Imprima a lista de verificação do final deste artigo e guarde-as nessa pasta junto com os recibos e/ou orçamentos que você receber!

Como começar a Organizar um Casamento Barato

Você precisa decidir quem vai pagar pelo casamento.  O planejamento tradicional de casamento estabelece que os pais da noiva devem pagar pelo casamento. Na realidade, hoje em dia isso nem sempre é a norma. 

Uma boa ideia é pedir a ajuda dos pais, tanto dos noivos quanto da noiva. Por ter chegado até esse artigo provavelmente você não deve ter muito dinheiro para organizar e arcar com todo o casamento, não é mesmo?

Talvez vocês até possam contribuir com uma boa parte do casamento, porém, arcar com tudo estaria fora do alcance.

A dica aí é pedir uma contribuição para cada casal de pais. Com certeza eles farão isso de todo o coração e, por menos que consigam, já é um começo para pagar as despesas iniciais. 

Casamento Tradicional sai mais barato

Presumimos que vocês queiram uma cerimônia tradicional em vez de um casamento “temático”. Os temáticos são bem mais caros e demandam mais tempo e dinheiro para organizar.

Supondo que você queira um casamento tradicional, as primeiras decisões a serem tomadas incluem: a data, seus padrinhos, e onde será realizada a recepção. É claro, a data pode ser sua decisão mais importante.

Tradicionalmente, os casais dão “O SIM” em um sábado.  Se você realmente quiser economizar algum dinheiro, considere realizar sua cerimônia em uma quinta-feira, sexta-feira ou outro dia da semana como o domingo.

Você verá que há muito mais datas abertas nestes dias e acabará percebendo mais economia ao reservar nestes horários menos tradicionais. 

Muitos locais de recepção oferecerão descontos para um dia menos requisitado. Se eles não o oferecerem, peça-o.

Antecipe a recepção aos convidados

Além disso, talvez você queira considerar um casamento e uma recepção antecipada. 


Um casamento às 13h00 com uma recepção imediatamente após pode realizar grandes economias, já que a maioria dos convidados já terá almoçado antes.

Assim sua cerimônia e a recepção provavelmente terminará antes do jantar, então tudo o que você terá que fornecer é alguns petiscos!

Escolha a data certa

Economias adicionais podem ser realizadas com o seu casamento nos meses de novembro a abril. 

Esses meses são menos ocupados para a maioria dos serviços e locais relacionados a casamento. Mais uma vez, peça um desconto por estar fora da estação do ano.

Decide a quantidade de padrinhos

Você precisa decidir quantos padrinhos você terá para que possa conceder a honra a eles com bastante antecedência! 

Eles podem salvar a data e ajudar você a planejar!  

Tradicionalmente, as madrinhas são responsáveis por seus próprios trajes de casamento, mas a noiva geralmente tem a palavra final sobre o que elas vestem.  

Esteja atenta à situação financeira de seus padrinhos e madrinhas e não escolha aquele vestido que possa custar o olho da cara.  

Lembre-se de que você está tentando colocar um casamento em um orçamento. Deixe-os poupar algum dinheiro também!  

Teremos algumas sugestões mais adiante nesta série de artigos para o traje de padrinhos e madrinhas, portanto mantenha isso no fundo de sua mente!

Onde será a recepção do casamento?

Onde sua recepção será realizada é outra grande decisão que tem que ser tomada logo no início da fase de planejamento do casamento.  

Se você quiser optar por um salão de recepção tradicional, você terá que reservar com antecedência para ter certeza de que poderá obter o local de sua escolha. 

Se você ou alguém de sua família for membro de uma associação beneficente considere estas como opções viáveis. 

Eles geralmente dão descontos aos membros e você provavelmente terá acesso a uma área enorme para sua recepção de casamento, ao contrário do quintal da tia Maria! Basta lembrar de reservar com antecedência!

É bastante comum casais pertencentes a alguma igreja conseguirem salões bem mais em conta para fazerem a cerimônia de seus casamentos. Você pode economizar em bom dinheiro com isso.

Sem contar que o casal pode economizar com a dor de cabeça de tentar encontrar um salão de recepção!

Mais tarde, nesta série de artigos, teremos muito mais sobre a recepção dos sonhos, mas lembre-se de reservar com antecedência.  

Com isso resolvido vocês terão mais tempo para se concentrar nos pequenos detalhes que podem significar muito!

Outra opção para encontrar com um bom lugar para fazer a recepção do casamento é procurar um lugar ao ar livre para realizar sua recepção, como a casa de um amigo, um salão de recepção da igreja, ou até mesmo o salão de alguma associação da sua cidade! Seja criativo nesse ponto.

Lembre-se que você precisará começar a fazer uma lista de convidados o mais rápido possível e começar a pensar no convite de casamento.


[CHECKLIST] – PLANEJADOR DE CASAMENTO [DOWNLOAD]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *